Além de um lugar em agosto

59fc0fa4-b926-4ae9-9e08-c8bf6e070fac

Um ano após passar pelo Espaço Caixa Cultural, em Brasília, a Kamara Kó Galeria apresenta em Belém o recorte da exposição “Além do Lugar”. A mostra reúne trabalhos importantes dos artistas representados pela galeria em fotografias feitas a partir de diferentes técnicas, suportes e linguagens – diversidade fundamental que marca a contemporaneidade das imagens. A curadoria é de Marisa Mokarzel.

A ideia da exposição é reunir obras que sugerem a indefinição de espaços. “A intenção é apresentar as imagens, fixas e em movimento, desenvolvidas por jovens fotógrafos e por aqueles que já possuem sua trajetória reconhecida nacionalmente. Trata-se de uma produção imagética contemporânea sob a ótica individual de cada artista”, define Makiko Akao, coordenadora do projeto.

Em Belém, a exposição “Além de um Lugar” terá obras dos artistas Anita Lima, Bob Menezes, Danielle Fonseca, Keyla Sobral e Octavio Cardoso. O projeto da exposição “Além de um Lugar” adota uma postura de difusão e de reflexão sobre a questão da fotografia independente de região ou lugar, assim como visa ampliar tanto o conhecimento sobre a produção paraense, que se distingue pela qualidade da criação fotográfica, quanto demarcar a forte presença dessa produção em Belém.

“Os fotógrafos que produzem no Norte do Brasil, em especial na capital paraense, firmaram-se no cenário da fotografia brasileira, tornando-se reconhecidos pela força de seus trabalhos que refletem o conhecimento e a prática de uma discussão sobre a imagem enquanto potência documental, estética e experimental”, define Makiko Akao.

Caixa Cultural

A exposição “Além de um lugar” ocupou a Espaço Caixa Cultural, em Brasília, entre 21 de janeiro e 9 de março de 2014. A mostra é resultado do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2013. A produção fotográfica no Pará presente na mostra oferece uma rica e peculiar diversidade: são imagens urbanas, interioranas, ficcionais, híbridas e experimentais que resultam de técnicas diversas, tanto as mais simples e aquelas que remetem aos antigos recursos dos fotogramas, além de cianotipias até as que adotam recursos digitais.

A curadora da mostra, Marisa Mokarzel, destaca que “a contemporaneidade materializa-se em propostas que se distinguem por transitarem pelo campo específico da fotografia e por inserir-se em categorias não demarcadas que se estendem e cruzam outros domínios das artes visuais ou outras áreas que abarcam o campo social, antropológico e filosófico”.

Serviço

Exposição “Além de um lugar” será aberta no próximo dia 20 de agosto. Visitação: de 20 de agosto a 5 de setembro de 2015, de terça-feira a sexta-feira, de 15h às 19h, e sábado de 10h às 13h. Classificação: livre para todos os públicos. Entrada franca. Informações: kamarakogaleria@gmail.com

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *